PESQUISA:

PESQUISA:
III Encontro de Temas Polêmicos na Educação

agosto 22, 2007

II JOGOS INTERCLASSE AGNUS



JOGOS INTERCLASSE 2007


Definir o "espírito", seja ele qual for, não é tarefa muito simples. Mas o "espírito olímpico" tem algumas características fáceis de apontar. Uma delas, com certeza, é o desejo de superação.
Ao longo de toda a sua vida, os atletas se empenham em desafiar os seus próprios limites, e em estender a capacidade humana. Com o objetivo de serem "mais rápidos", de irem "mais alto" e de serem "mais fortes", como prega o o lema olímpico, superam inúmeras vezes os pequenos obstáculos que se revelam dificuldades gigantes no dia-a-dia.
A lição é bastante clara: o verdadeiro espírito olímpico fala de auto-superação e de união pela prática de esportes, não de competitividade, não de vitórias e derrotas. Decerto a simples participação é uma vitória para muitos atletas,mmas pobre do esportista cuja motivação se resume a derrotar um oponente.

O verdadeiro esportista é aquele que se dilui em seu esporte. Não aquele que ignora a derrota de seu adversário ou que amaldiçoa sua vitória. Mas sim aquele que se alegra com a simples prática de seu esporte, aquele que vê beleza, harmonia e bondade no caminho que escolheu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, faça seu comentário!