PESQUISA:

PESQUISA:
III Encontro de Temas Polêmicos na Educação

abril 28, 2009

ANIVERSÁRIO DE FORTALEZA - 283 ANOS

No último 13 de abril, Fortaleza estava em festa. Comemoramos os 283 anos da capital cearense. O Colégio Agnus prestou sua homenagem especial na principal praça da cidade: Praça do Ferreira. Estátuas vivas de fortalezenses ilustres dialogavam com as pessoas que passavam. Quem parava diante das estátuas eram instigados a tentar descubrir através de pistas que personalidades estavam ali representadas. Aécio de Borba, Alberto Nepomuceno, Rachel de Queiroz, Nirez, Frei Tito, Dom Hélder Câmara foram algumas das personalidades que lá estavam.
Fatos curiosos da Praça do Ferreira também foram lembrados pelos alunos: O Cajueiro Botador, ponto da Praça que todo 1° de abril acontecia um concurso de mentira ou "potoca" (como na época era chamado os 'causos' fantasiosos). Quem contasse a maior mentira era eleito "O Potoqueiro do Ano". Tinhamos também o banco da "Opinião Pública". Intelectuais, jornalistas, políticos entre outros formavam esse banco. Nele assuntos de cunho político, social e cultural eram discutidos. Aqueles que ficaram de fora do banco da Opinião Pública formaram o "O Outro" (banco).
Não poderíamos deixar de falar naquele que deu o nome à praça. A Botica do Ferreira era um dos principais pontos de encontro da sociedade da época, uma espécie de "parada obrigatória". Como não comportava a todos que passavam por lá, as pessoas passaram a ocupar também a praça. Então a praça passou a ser denominada Praça do Ferreira.
Os alunos dos 5°s anos A e B, com a orientação das professoras Cristiane e Mirian, pesquisaram e realizaram esse trabalho/homenagem.
Assista ao vídeo 'Aniversário de Fortaleza - TV AGNUS' e confira. (Você também pode assistir no YouTube).
Colégio Agnus - Aprendendo com prazer

Um comentário:

Participe, faça seu comentário!