PESQUISA:

PESQUISA:
III Encontro de Temas Polêmicos na Educação

abril 03, 2009

AS CRIANÇAS E O MANUEL BANDEIRA

CAFÉ COM PÃO
CAFÉ COM PÃO
CAFÉ COM PÃO
VIGE MARIA
QUE FOI ISTO
MAQUINISTA?

AGORA SIM
CAFÉ COM PÃO
AGORA SIM
VOA FUMAÇA
CORRE CERCA

AÍ SEU FOGUISTA BOTA
FOGO NA FORNALHA
QUE EU PRECISO MUITA
FORÇA MUITA FORÇA
MUITA FORÇA [...]
(Manuel Bandeira)
Foi com o poema (acima) do Manuel bandeira que as crianças do Infantil II e III do Colégio Agnus começaram a aula. Na hora da rodinha as professoras Alessandra e Margot recitaram o poema para as crianças. Capricharam na sonoridade das palavras do poema (parecia o barulho de uma locomotiva). Logo as crianças associaram o poema ao tremzinho da apostila. A brincadeira foi geral! A sala virou uma bela locomotiva.
O verso 'café com pão' chamou a atenção das crianças.
Mal sabiam elas da atividade que viria em seguinda:

PREPARAR UMA RECEITA DE PÃO

Era a hora da experiência!

A mini cozinha foi montada na quadra da escola.
Todos com chapéu de mestre-cuca.
Os padrões básicos de higiente não foram esquecidos na hora de fazer o pão:
lavar as mãos e limpar bem as mesinhas para amassar o pão.
Os ingredientes foram dispostos sobre as mesas para que as próprias crianças fizessem a massa do pão.
As crianças entraram em contato com os ingredientes e identificaram as características de cada elemento: cor, forma, textura, consistência, sabor, odor, etc.
A lambança foi geral na hora de amassar o pão.
Que tal assistirmos o clip com as fotos dessa deliciosa aula!
Melhor que assistir o clip, só o momento de provar os pães.




5 comentários:

  1. Amei esse clip, uma aula muito divertida.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pela esta linda aula.

    ResponderExcluir
  3. Ótima aula parabéns Agnus.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Alessandra pela aula, continue assim, parabéns também pra outra professora Margot.

    ResponderExcluir
  5. Parábens por ensinar meu filho à fazer pão, está com a aparência ótima, que pena que não me mandou um pedaço desse pão!

    ResponderExcluir

Participe, faça seu comentário!