PESQUISA:

PESQUISA:
III Encontro de Temas Polêmicos na Educação

novembro 19, 2007

Direto do Túnel do Tempo

No mês de outubro os alunos do 2º ano (A/B e Tarde) encerraram o projeto de história "Objetos do Passado" com uma exposição de utensílios domésticos utilizados no passado.
A idéia da exposição surgiu quando eles estavam estudando o capítulo do livro de história e observando as gravuras de alguns objetos antigos como telefones, gramofones, máquinas de costuras, etc, lembraram que em casa ou na casa dos avós havia alguns objetos parecidos com aqueles. Alguns desses objetos eles não sabiam nem para que serviam.
As professoras ouvindo os relatos dos alunos, reuniram-se e planejaram uma exposição desses objetos. Quando apresentaram a idéia, os alunos adoraram! Os pais também gostaram da idéia e se envolveram bastante no projeto. O projeto tinha como objetivo conhecer e entender o conceito de tecnologia através de objetos antigos, atentando para sua utilização e sobretudo evolução. A exposição contextualizou passado e presente, e conscientizou os alunos para a preservação dos objetos e para o estudo da história como algo interessante e divertido.

novembro 16, 2007

Foi o Bicho!


"Samba é aquele tipo de bicho que sempre sonhei ter um dia. Ele é amigo, carinhoso, engraçado... acho que só falta falar!" (Ora, até parece que não sei falar!)

Oha só aí o paradidático do 6º ano! Foi lendo o Cachorrinho Samba que os alunos começaram a falar de seus animais de estimação e das traquinagens que eles faziam muito parecidas com as do Samba do livro.

Em um desses momentos de leitura e relatos das aventuras dos pets é que os alunos lançaram uma idéia e prontamente a Professora Márcia acatou e adorou: "Que tal se nós fizessemos uma exposição de cachorros?"
Logo surgiram várias perguntas: "Ah, só de cachorros?"/ "Eu tenho um gato, posso trazer?"/ "Eu posso trazer meu passarinho?"/"E o meu hamster, posso?". Claro que sim!

A exposição foi um sucesso e a leitura do livro também.

A música tema da TV Colosso (Quem não lembra?) foi o "hit" da nossa exposição.
Au tchurururu au tchurururu au tchurururu au ...
Peguei o meu cachorro
pra ser um campeão
pra ganhar a exposição
Dei aquele banho
E aparei o pêlo
pra dar uma boa impressão
Trouxe o dog na escolinha
De pompom e gravatinha
Foi aquele corre corre
que sensação
Quem diria o meu cãozinho
Chegaria de mansinho
E seria o novo astro da televisão

Ele é um colosso
Eu não largo o osso
e de dona já virei fã
Ele é um colosso
que vem me acordar de manhã
Ele é um colosso
Eu não largo o osso
e de dona já virei fã
Ele é um colosso
que vem me acordar de manhã

Au tchurururu au tchurururu au tchurururu au ...
Au tchurururu au tchurururu au tchurururu au ...


Mangás

O mangá ou manga é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos japonesas, o seu estilo próprio de desenho e o movimento artístico relacionado.
No Japão designa quaisquer histórias em quadrinhos. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.
Nos meses de setembro e outubro os alunos do 5º ao 9º anos fizeram um mergulho na cultura oriental. Eles tiveram como paradidático: MANGÁS.
Muitos dos alunos já eram fãs desses quadrinhos japoneses, outros entraram em contato pela primeira vez. Os alunos acharam interessante a ordem da leitura (da direita para a esquerda). Observaram que heróis dos mangás são mais humanos que os nossos heróis ocidentais. Viram também que os heróis dos mangás resolvem seus conflitos geralmente em equipe. Esse projeto de leitura foi um sucesso!
Como atividade os professores pediram para que os alunos criassem mangás numa folha de ofício ou duas, respeitando o estilo e as características estudadas, e passassem para uma folha de transparência.
Com o recurso do retroprojetor os alunos apresentaram seus mangás. Não precisa dizer aqui que as apresentações foram fantásticas.