PESQUISA:

PESQUISA:
III Encontro de Temas Polêmicos na Educação

novembro 16, 2007

Mangás

O mangá ou manga é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos japonesas, o seu estilo próprio de desenho e o movimento artístico relacionado.
No Japão designa quaisquer histórias em quadrinhos. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.
Nos meses de setembro e outubro os alunos do 5º ao 9º anos fizeram um mergulho na cultura oriental. Eles tiveram como paradidático: MANGÁS.
Muitos dos alunos já eram fãs desses quadrinhos japoneses, outros entraram em contato pela primeira vez. Os alunos acharam interessante a ordem da leitura (da direita para a esquerda). Observaram que heróis dos mangás são mais humanos que os nossos heróis ocidentais. Viram também que os heróis dos mangás resolvem seus conflitos geralmente em equipe. Esse projeto de leitura foi um sucesso!
Como atividade os professores pediram para que os alunos criassem mangás numa folha de ofício ou duas, respeitando o estilo e as características estudadas, e passassem para uma folha de transparência.
Com o recurso do retroprojetor os alunos apresentaram seus mangás. Não precisa dizer aqui que as apresentações foram fantásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, faça seu comentário!